Sobre nós

História da empresa

Almasim vinhos é o corolário do empreendimento, familiar e secular, na produção de vinhos, no maciço cársico, Terras de Sicó.
É o reconhecimento implícito da alma de Podentes.
É a geração recente que ao herdar a responsabilidade de dar continuidade, à produção de vinhos no carso, assume agora o desígnio de dar visibilidade à sua excelência.

História da terra

Entre iguais, os podentenses, sempre elevaram o estatuto a quem possuía casa e vinha.
A vinha desempenhou, ao longo dos séculos, um papel importante na economia local.
Já os romanos produziam e mobilizavam vinho em Podentes.
Veio, até nós, a garantia da qualidade processada em séculos de abnegada experiência.

História dos nossos vinhos

Os vinhos Almasim são o resultado da fermentação das uvas produzidas em solos cársicos.
São eles mesmos a alma do maciço, que se exprime fluida, através dum processo sustentável, e sim, são uma expressão de autor num contexto de singular natureza.
As características especificas do terroir, aliadas a uma enologia de matriz evolutiva, certificam os Vinhos Almasim.

Almasim tinto – monocasta Baga

O vinho tinto Almasim, monocasta Baga, caracteriza-se pela sua modulada frescura aromática, onde nomeadamente, os frutos silvestres e a ameixa preta têm protagonismo. Um vinho tinto cársico produzido em Terras de Sicó. Estruturado e genuíno, exibe um vértice elegante e uma base ampla e prolongada. Os taninos sólidos e a acidez intrínseca, que a casta apurou, viajam sem passaporte, nas mucosas orais, suscitando autênticos afloramentos de prazer. Almasim tinto apresenta um inequívoco potencial de envelhecimento em garrafa.


Almasim branco – monocasta Fernão Pires

O vinho branco Almasim é uma monocasta Fernão Pires, que se caracteriza pela sua  frescura. Com aromas, onde nomeadamente, os frutos cítricos e a flor da laranjeira têm protagonismo.

Este é um vinho branco, cársico, produzido em Terras de Sicó. Com um perfil aveludado e genuíno, exibe no topo a consagração da fruta e na base uma agradável e prolongada sensação de dessedentação.

Com uma plasticidade invulgar, afirma-se, eloquente no palato, com registos de satisfação e bem-estar, Almasim branco não é só um parceiro gastronómico, é também uma presença vespertina, quando contemplamos a estética e a paz que nos rodeiam.


Ás de Sicó tinto – Tinta Roriz, Cabernet e Touriga Nacional

O vinho tinto Ás de Sicó, tem na sua composição, as castas; cabernet sauvignon, tinta roriz e merlot. Assim se explicam os aromas a frutos vermelhos (silvestres) e negros (cassis e ameixa).

Com notas de chocolate, bem como de especiarias, onde se destaca a insinuação da canela, com vestígios ligeiramente picantes. É um vinho de taninos redondos, macio e sedoso.

Estagia em barricas de carvalho americano, que o finalizam com toques abaunilhados. A excelência fica, à distancia de uma rolha.


Ás de Sicó branco – Fernão Pires, Arinto e Rabo de Ovelha

O vinho branco Ás de Sicó, conjuga a expressão de três castas, F. Pires. Arinto e Rabo de Ovelha. A vindima ocorre por forma a captar os aromas florais, (erva príncipe, flor de laranjeira, maçã), do mosto que resulta da média maturação.

A sua acidez projeta uma inegável frescura. Este vinho entrega vibrações na boca,  a sua juventude  replica registos minerais, que vão acentuar, a sensação refrescante.


Génio do Carso tinto – Pinot Noir e Malbec

Génio do Carso, um vinho que se ergue do maciço cársico para satisfazer o desejo. A casta predominante é a pinot noir e a coadjuvante malbec. A cor purpura do malbec adorna a elegância  e a leveza do pinot.

As notas florais (violeta) potenciam os aromas das frutas, negras maduras (ameixas e amoras) e vermelhas (cerejas e morangos).

O Génio do Carso é um soma de características que culmina num reequilíbrio que produz uma acidez aveludada. Um néctar versátil acompanha quem o bebe e os pratos de variada confeção